sábado, 13 de novembro de 2010

Um dos Sete Demônios da Humanidade

Um dos sete demônios da humanidade é a mania de POSSE.
Tudo o que temos passa a mandar em nós, embora pareça ser o nosso escravo. Nossas vidas estão atravancadas com as coisas que possuímos, crentes que delas necessitamos. Elas roubam nosso tempo e dinheiro; nos amarram e complicam a vida de mil maneiras.
A mania da posse é a causa fundamental de todas as guerras, tiranias e de outras imoralidades. A posse se baseia num raciocínio capcioso. Ao nos esforçarmos por possuir qualquer coisa, imediatamente nós a separamos e, junto com ela, nos separamos do resto da vida.
O desejo de posse em relação às pessoas ou a alguém em particular, destrói a nossa finalidade, restringe o nosso progresso e nos leva ao ciúme - porta da loucura. Devemos respeitar a intimidade e a originalidade de toda alma humana e dar-lhe completa liberdade para que se desenvolva. Caso contrário, o espírito interior se ressente com o ultraje da repressão, e o amor morre.
A mania de posse se origina do conhecimento inconsciente, inato, de que nascemos para sermos donos de tudo e nos unir a tudo. Temos de aprender a fazer com que essa nossa mesquinha posse física volte a sua origem divina. Conseguindo isto, grande parte do desnecessário será removido de nossas vidas.
(Vera Stanley Alder)

Nenhum comentário: