domingo, 1 de agosto de 2010

O Campo Unificado


Numa linguagem simples DEEPAK CHOPRA escreveu o texto abaixo com base na filosofia dos Rishis mostrando a beleza da sabedoria desse povo - profundo:

Cada pessoa é um ser infinito, não limitado pelo tempo e espaço. Para atingirmos além do corpo físico, precisamos ampliar a influência da inteligência. Mesmo quando estamos tranquilamente sentados, cada um de nossos pensamentos cria uma onda no campo unificado. Ela ondula através de todas as camadas de ego, intelecto, mente, sentidos e matéria, propagando-se em círculos cada vez maiores. Somos como uma luz que irradia não fótons, mas consciência.
À medida que se irradiam, nossos pensamentos têm um efeito sobre tudo o que existe na natureza. A física já reconhece esse fato para fontes de energia. Qualquer luz, seja uma estrela ou uma vela, envia suas ondas por todo o campo quântico do eletromagnetismo, indo até o infinito, em todas as direções. Os Rishis tomaram esse princípio e o humanizaram. O sistema nervoso deles, de fato, registrava o efeito distante que um pensamento produz, e isso lhes era tão real como nos é ver a luz. Mas somos limitados em nossa percepção; estamos confinados ao estado de vigília e nos impede de perceber as mudanças sutis que estamos produzindo em todos os lugares.
Algum efeito está sempre presente. "Deve ficar firmemente estabelecido na mente de cada indivíduo", escreveu Maharishi, "que ele é parte de toda a vida do universo, e que seu relacionamento com a vida universal é o de uma célula com o corpo inteiro." Por milhares de anos os Rishis afirmaram a existência dessa relação - o homem se movimenta, vive e respira no corpo cósmico. Se é assim, então a natureza está tão viva como nós; a distinção entre "aqui dentro" e "lá fora" é falsa, como se as células do coração não dessem importância às da pele, porque elas não estão em seu interior.
"Os limites da vida individual não se restringem aos do corpo", continuou o Maharishi, "nem mesmo aos da família de alguém ou da casa de alquém; eles se estendem muito além dessas esferas, para o horizonte ilimitado da vida cósmica infinita".
Sabendo disso, os Rishis tornaram-se indivíduos extremamente poderosos, mas não no sentido comum. Enquanto a maioria dos homens está interessada no poder material, os Rishis desejavam o poder da percepção. Para eles, o nível material do mundo era grosseiro. O real poder da natureza esta bem perto da fonte, e o poder máximo deve estar dentro dela.

Nenhum comentário: